domingo, 22 de janeiro de 2012

Clube do Choro & Cia

RESOLUÇÃO Nº 002/2011
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam registradas como Patrimônio Cultural do Município de Campos dos Goytacazes, as seguintes entidades promotoras de arte e cultura, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO CULTURAL
CLUBE DO CHORO & CIA

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
ORAVIO DE CAMPOS SOARES
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - O Clube do Choro & Cia é uma entidade de caráter cultural, sem fins lucrativos, criado com o objetivo de cultuar, preservar e divulgar a música popular brasileira, através de seus gêneros mais autênticos e genuínos, com amplo destaque para o Choro ou Chorinho. As audições são realizadas por um conjunto com formação instrumental e vocal, semelhantes a dos antigos conjuntos regionais, embora em alguns casos essa formação possa ser alterada, conforme a necessidade do gênero a ser executada.
Por exemplo, integra o clube o Conjunto Regional “Carinhoso” -  Getulio Pereira Gomes (Bandolim); Rogério Netto (Cavaquinho); Laerte Azevedo de Souza (Pandeiro), Muccdi Favid (Flauta Transversa); Otacilio Amaro Caetano (Cantor); Paulo David (Violão de 6 cordas); lderci da Silva (Violão 7 cordas).
A história foi, assim, por acaso. Tudo começou com o compositor Klecius Caldas, que, por intermédio de Alvio Ferreira, o Alvinho, recentemente falecido, havia feito palestra na Casa de Cultura Vila Maria. Veio, então, a ideia da homenagem a Klécius e à sua esposa Celina, concretizada no Salão do Hotel Flávio. Desse evento surgiu o ambiente para a criação de um núcleo dedicado à defesa e à valorização da genuína musica brasileira.
Estando em efervecência no país o “renascimento” do choro, e tendo por partida a existência em Campos de bons instrumentistas do chamado “conjunto regional”, remanescente do antigo “vibrações”, decidiu-0se pela fundação do Clube do Choro que, no nascedouro, ganhou o complemento de & Cia., para caracterizar a abertura a outros ritmos nacionais.   Com o apoio e entusiasmo de Klécius, iniciou-se a carreira do Clube, tendo o próprio como patrono.
Na primeira reunião, dia 19 de Dezembro de 1995, foi homenageado com o título de Sócio Patrono e Sebastião Mota recebeu o título de Sócio Honorário. Já se apresentaram em Campos, numa iniciativa do Clube do Choro & Cia. (que consta do Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira), o Jazz Club Band, Ademilde Fonseca, David Ganc e Quarteto Guerra Peixe,Wanda Sá, Eliana Pittman, Biafra, Peri Ribeiro, Ellen de Lima, Danilo Caymmi, Ithamara Koorax, Daniela Spielmann, além de outros grandes nomes da MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário