domingo, 22 de janeiro de 2012

Sociedade Musical Lira de Apolo

RESOLUÇÃO Nº 002/2011
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam registradas como Patrimônio Cultural do Município de Campos dos Goytacazes, as seguintes entidades promotoras de arte e cultura, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO CULTURAL
SOCIEDADE MUSICAL LIRA DE APOLO

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
ORAVIO DE CAMPOS SOARES
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - Em 19 de maio de 1870, um grupo apaixonado pela divina arte fundou uma Filarmônica, origem da popular, consagrada e querida “Sociedade Musical Lira de Apolo. A Lira de Apolo tem como sua padroeira Nossa Senhora da Glória e suas festas eram realizas no mês de agosto, na Igreja Boa Morte. Em 1880, o seu rico estandarte rubro com traçado de ouro, foi bento com grandes festejos na Igreja Boa Morte. A Lira de Apolo passou muito anos sem ter repouso certo, até ter sua própria sede.
A inauguração festiva deu-se em 1914, quando a Lira de Apolo entregou ao progresso da cidade de Campos o seu esplêndido edifício de linhas arquitetônicas, os trilhos de trem usados como ferragens na construção foram levados da Estrada de Ferro Leopoldina, as pedras para os alicerces foram levadas as escondidas da polícia, do Rio Paraíba do Sul. A construção começou em 1912, graças a donativos e boa vontade da população. A Sociedade sempre ocupou o 1º andar com sala de ensaio e sala de honra para solenidades, desde a construção do prédio que a parte térrea foi destinada a ser ocupada por duas salas comerciais, alugadas, assim aumentando a renda econômica da Sociedade. A Lira de Apolo sempre esteve presente em todos os grandes acontecimentos de Campos, como na visita de Dom Pedro II e da família Imperial em 14 de junho de 1875, nesta data foi lançada a pedra fundamental da Estação Campos da Estrada de Ferro Carangola. Também esteve presente na inauguração da Usina Santa Cruz, do Liceu de Humanidades de Campos, do Teatro Trianon, da Biblioteca Municipal de Campos; recepcionou Getúlio Vargas, etc.
Pelos relevantes serviços prestados a comunidade e à difusão cultural em nossa cidade, esta Sociedade Musical, foi tombada pelo INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro, pelo projeto E-18/300.595/85, em 23 de julho de 1987.
Em uma manhã de domingo, dia 19 de novembro de 1990, a sede da Lira de Apolo sofreu um incêndio e a luta de seus antepassados se transformou em cinzas, mas mesmo nas cinzas seus instrumentos não se calaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário