domingo, 22 de janeiro de 2012

Sociedade Musical Lira Santo Amaro

RESOLUÇÃO Nº 002/2011
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam registradas como Patrimônio Cultural do Município de Campos dos Goytacazes, as seguintes entidades promotoras de arte e cultura, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO CULTURAL
SOCIEDADE MUSICAL LIRA SANTO AMARO

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
ORAVIO DE CAMPOS SOARES
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO -
A existência da música na baixada, especificamente no distrito de Santo Amaro só pode ser comprovada a partir do século XIX, assim como na área urbana da cidade, provavelmente em 1885, com a fundação da Lyra Musical Nova Aurora. A banda tinha a sua frente o maestro Amarinho Neves, que além de reger a banda, desenvolvia sua arte musical na Igreja de Santo Amaro acompanhado de sua filha Helen Neves que tocava violino. Vamos observar no decorrer do texto que a família Neves sempre esteve e continua prestando serviço a música no interior do município de Campos.
Na metade do século XX, provavelmente em 1950, uma nova banda surgiu na baixada. Foi a Sociedade Musical Santo Amaro, sob a regência de Almir Neves e Milton Neves. Outros dois nomes estiveram à frente dessa banda: os Maestros Crispim e João Neves.
Essa banda realizou as atividades musicais no interior de Campos até o ano de 1970, quando a falta de incentivo começou a prejudicar esta representação artística no interior de Campos dos Goytacazes. Vinte e dois anos se passaram até a fundação de uma nova banda na localidade de Santo Amaro, como mais uma tentativa e esforço em dar prosseguimento à arte musical entre a população da Baixada Campista.
Essa banda é a Lyra Musical Santo Amaro, fundada em seis de dezembro de 1992. O primeiro presidente foi Aprígio Barcelos e seu sucessor foi Paulo Freitas. Atualmente, confirmando a tradição da família Neves a frente dos projetos musicais da baixada, a Lyra Musical Santo Amaro, tem como presidente e regente Adauto Bento Neves Pereira.
A partir de 1994, ainda na gestão de Paulo Freitas, a Lyra Musical Santo Amaro iniciou seu período de reconhecimento. Com o maestro Roberto Campos, conhecido como Bolinha, a banda de Santo Amaro conquistou o 3º lugar num concurso estadual de bandas realizada na cidade de Laje de Muriaé-MG. Muitos foram os convites para apresentações em festejos religiosos, com ênfase aos encontros de bandas que aconteciam durante a festa de São Salvador. A Lyra Musical Santo Amaro também participou de importantes eventos culturais da cidade como o “Projeto Para Ver a Banda Passar”, realizado pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Jardim São Benedito.
Outro momento marcante na agenda da Lyra Musical Santo Amaro é a apresentação durante a famosa e tradicional festa de Santo Amaro, Padroeiro da Baixada Campista. Os festejos acontecem anualmente na primeira quinzena do mês de janeiro e tem como ponto alto a tradicional Cavalhada. Esse espetáculo, assim como a apresentação da banda durante a festa reforça a aliança existente entre a música e a religiosidade.
Para toda a diretoria e músicos da Lyra Musical Santo Amaro, o mais importante feito é o projeto de Iniciação Musical, realizado com crianças de várias localidades vizinhas como Baixa Grande, Babosa, Boa Vista, Farol de São Thomé, etc. Todo esse trabalho foi e ainda é desenvolvido graças à boa vontade e união dos músicos que compõem a Banda de Santo Amaro. Sem sede própria, os ensaios e estudos são realizados em imóveis cedidos pela comunidade e no coreto do Adro.
Os músicos da Lyra Musical Santo Amaro ainda não perderam a esperança e acreditam que o poder público ainda vai se sensibilizar com a tal situação, providenciando uma sede para a banda e criando formas de incentivar essa tradicional cultura no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário